5 Business Intelligence

Descrição do desafio:

O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como Inteligência de Negócios, refere-se ao processo de recolha, organização, análise, partilha e monitorização de informações que oferecem suporte à gestão de negócios.

Este desafio pretende colocar-te à prova perante 4 contextos empresariais diferentes, em que terás de recolher vários tipos de informação (Tecnológica, Financeira, Legal e Propriedade Intelectual).

Avaliação

A avaliação deste 5º Desafio será efetuada numa escala de 0 a 20. Cada um dos 4 casos apresentados vale 5 valores.

Submissão de resposta

A resposta deverá ser submetida através do portal creative-c.org, até às 23h59 do dia 14 de junho de 2015.

Prémio

Em caso de empate, será atribuído o prémio do desafio à “equipa” que tenha submetido a sua resposta primeiro.

O valor do prémio a atribuir ao 5º Desafio – Business Intelligence é de 100,00 € (cem euros).

Júri

O Júri do desafio será constituído por 3 elementos a ser nomeados pela Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra.

1º Caso (Informação Tecnológica) Imaginem-se na pele de um CEO de uma startup que pretende adquirir o domínio www.activeaerogels.com. Infelizmente esse domínio já se encontra registado, mas optam por não desistir da compra e tentar entrar em contacto com o proprietário do domínio para negociar uma eventual compra. O vosso desafio é encontrar o nome, morada e telefone do Registrant Contact associado ao domínio www.activeaerogels.com.

2º Caso (Informação financeira) Imaginem-se na pele de um responsável financeiro de uma startup que pretende saber um pouco mais sobre o tipo de investimentos feito pela Novabase. O vosso desafio é encontrar o nome das três empresas inovadoras nas quais a Novabase investiu através do seu fundo de capital de risco, de acordo com o relatório de Resultados Consolidados anuais de 2014 da Novabase.

3º Caso (Informação sobre propriedade industrial) Imaginem que gostariam de promover um evento ao qual pretendem dar o nome “UNPLUGG”. O vosso desafio é verificar se a marca já se encontra registada em Portugal (seja qual for a classe), e se sim, identificar o nome do atual titular da mesma.

4º Caso (Informação sobre propriedade industrial) Imaginem que trabalham numa empresa do ramo da saúde que está a fazer um benchmarking internacional sobre kits para deteção do vírus do papiloma humano. Sendo do vosso conhecimento que a Universidade de Coimbra possui know-how especializado nesta área, e perspetivando-se uma reunião com a Divisão de Inovação e Transferências do Saber da UC de modo a discutir os termos de uma eventual compra de direitos de propriedade intelectual, encontre a patente que a Universidade de Coimbra tem nesta área e transcreva/copie o texto da primeira reivindicação.

Utilizador sem login efetuado